Em nossas casas, muitos de nós estão acostumados a fazer “The Speed Clean”, que é o processo de esconder toda a desordem o mais rápido possível. A experiência geralmente termina jogando itens aleatórios em armários, enchendo gavetas de lixo e sempre – aconteça o que acontecer – empurrando coisas para debaixo da cama.
Na realidade, este método de arrumação não é muito eficiente. Claro, funciona esteticamente (por um curto período de tempo, pelo menos), mas não é funcional. E todas aquelas coisas que enfiamos debaixo da cama? Elas acabam perdidas no abismo por meses.
No entanto, existem maneiras mais eficientes de usar o espaço debaixo da cama – e os organizadores profissionais sabem exatamente quais são essas formas.
Não devemos guardar nada debaixo da cama, de acordo com a profissional Shannon Krause, que é organizadora profissional. Ela explica que, em um mundo perfeito, o espaço sob a cama deve ser usado para armazenar absolutamente nada.
Isso mesmo: nada. Zero. Vazio.
Nada de suéteres volumosos, malas de viagens ou sapatos fora de época.
“Seu quarto é um lugar de paz e descanso, então trazer desordem para este espaço mancha a energia do quarto, sem mencionar que é um mau feng shui”, diz Krause. “Do ponto de vista prático, é difícil limpar embaixo da cama quando é um espaço de armazenamento e esta área coleta alérgenos, como poeira.”
Veja também:
- Cama na decoração: acerte na escolha de acordo com o estilo do seu quarto
- 10 ideias de decoração para fazer acima da cabeceira da cama
- Cabeceira de papel de parede: a maneira mais moderna de transformar sua cama
Este conceito é certamente atraente – imagine como seria muito mais fácil limpar e prevenir a poeira – mas para pessoas com pouco espaço, essa pode não ser uma opção realista.
Se você absolutamente precisar usar esse espaço debaixo da cama, o conselho de Krause neste cenário? Mantenha sob a cama coisas leves e arejadas, como lençóis e toalhas, em vez de coisas volumosas e pesadas, como papéis ou documentos, para manter as coisas o mais tranquilas possível. Ela também sugere o uso de grandes bolsas de lona, em vez do típico armazenamento de plástico, estilo “dormitório”, embaixo da cama que você provavelmente já viu (e usou) antes.
Michael Bloch, CEO e fundador da Pillar, concorda – pelo menos em parte. Ele diz que você nunca deve armazenar papéis ou documentos importantes, como documentos médicos, informações da Previdência Social e papéis do seguro debaixo da cama (por motivos de segurança, na perspectiva dele). Em vez disso, ele sugere armazenar itens aos quais você precisa de acesso conveniente, mas não necessariamente usa o tempo todo, como bagagem ou livros.
Veja também:
- Paletes: 10 camas fáceis de fazer para todos os estilos
- Cama e banho: como e quantos itens escolher para o enxoval de casa
- Casa e decoração: como escolher a cama certa para o seu quarto
Anne Gopman, do Organized by Anne, também acha que as melhores coisas para guardar embaixo da cama são roupas e lençóis sazonais e casacos volumosos – ou seja, coisas que você não precisa durante todo o ano. Ela adiciona outra opção: utensílios domésticos volumosos.
“Grandes obras de arte e espelhos podem ser difíceis de armazenar e o grande espaço sob a cama pode ser o local ideal”, diz Gopman. “Certifique-se de embrulhar seus itens de decoração para protegê-los da poeira.”
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebookou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br